Dança a Dois

Conhecemos a dança de salão aproximadamente 5 anos, desde então esta se tornou uma paixão. A partir da dança (no geral) aplicamos em nossa vida nos ensinamentos que a mesma nos dá, tais como: Disciplina, atenção, respeito com o próximo, equilíbrio, dedicação e organização.

Montamos esse Blog para mostrar a todos vocês um pouquinho daquilo que é fundamental no nosso dia a dia. Propagarmos essa idéia pois mais do que simples passa tempo a dança significa alegria de viver, enxergar, ouvir atenciosamente todas as partes da musica.

Esperamos que gostem, e que este seja ou venha se tornar tão e belo e sublime para voçês quanto é para nós.

domingo, 26 de setembro de 2010

História da Gafieira

A Gafieira é uma dança popular e gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão. Por influência das orquestras americanas em voga a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta. Apesar de mais conhecido atualmente como expressão musical urbana carioca, o samba existe em todo o Brasil sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do Batuque. Manifesta-se especialmente no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Em sua origem uma forma de dança, acompanhada de pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, foi divulgado pelos negros que migraram da Bahia na segunda metade do século XIX e instalaram-se nos bairros cariocas da Saúde e da Gamboa. A dança incorporou outros gêneros cultivados na cidade, como Polca, Maxixe, Lundu, Xote etc., e originou o samba carioca urbano e carnavalesco. Surgiu nessa época o Partido Alto, expressão coloquial que designava alta qualidade e conhecimento especial, cultivado apenas por antigos conhecedores das formas antigas do samba.

Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário